É POSSÍVEL TER ALERGIA AO SOL?
- Dra Luiza Motta
- 14 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Você sabia que é possível ter alergia ao sol?
A urticária solar ou alergia ao sol é caracterizada pelo surgimento de coceira, pinicação, vermelhidão e formação de placas de urticária na pele minutos após a exposição à radiação ultravioleta ou luz visível. As lesões podem surgir tanto nas áreas que estão expostas ao sol, quanto em áreas que estão cobertas por tecidos.
É uma doença rara e apesar de ser crônica e atrapalhar negativamente a qualidade de vida, é benigna e não afeta a saúde geral dos pacientes. As lesões costumam melhorar após afastar-se da luz solar na maioria dos casos, no entanto podem permanecer por dias até o tratamento da crise ser instituído.
O diagnóstico normalmente é realizado dentro do consultório médico, mas em casos especiais, realiza-se o fototeste com diversas dosagens de radiação ultravioleta.
O tratamento inicia-se com a orientação de que o paciente deve evitar a exposição solar ao máximo (utilizando roupas com proteção UV, chapéus, etc), além de filtro solar de amplo espectro. Usam-se também medicamentos para evitar crises antes da exposição solar, prescritos em consultório médico.
Caso você tenha algum desses sintomas ou necessite de controle da doença, agende uma consulta agora mesmo com a Dra. Luiza Motta!
Dra. Luiza Motta - médica CRM/SC 31356.
Comments