Você fez um preenchimento facial e não está satisfeita(o) com os resultados e deseja retirá-lo? Saiba neste post se este procedimento é possível no seu caso e qual a melhor forma de conduzi-lo.
Existem basicamente dois tipos de preenchedores faciais: os permanentes (ex. Polimetilmetacrilato - PMMA) e os reabsorvíeis (ex. Ácido hialurônico). Nos casos de preenchimento com PMMA, a única forma de retirar o produto do corpo é por meio de cirurgia, procedimento que costuma ser mais invasivo e muitas vezes também ineficaz, pois de certa forma parte do produto pode ter migrado para outra área próxima à injetada.
Quando se fala em preenchimento facial com Ácido hialurônico, sabemos que o próprio produto é reabsorvido pelo corpo em média de 1 a 2 anos, pois é um produto que já presente em nosso organismo. No entanto, caso você deseje retirar o produto antes do período normal de reabsorção, é possível aplicar nos locais injetados uma enzima chamada Hialuronidase, que degrada instantaneamente o ácido hialurônico daquela região.
Atenção: o procedimento de degradação do Ácido hialurônico pela Hialuronidase é um procedimento que deve ser realizado dentro do consultório de médicos experientes pelo risco de anafilaxia (reação alérgica grave).
Por isso, é muito importante que antes de realizar o seu procedimento, converse com o profissional injetor e certifique-se de que ele utiliza os melhores e mais seguros produtos para evitar complicações no futuro. Vale lembrar que pacientes que tem preenchimento com PMMA não podem realizar concomitantemente o preenchimento com Ácido hialurônico pelo risco de reação cruzada.
Se você deseja reverter seu procedimento ou refazê-lo, agende agora mesmo uma consulta com a Dra. Luiza Motta, médica experiente na área!
Dra. Luiza Motta - Médica CRM/SC 31356.
Comments