A queda de cabelo é uma das queixas mais comuns dentro do consultório, mas você sabia que a falta de vitaminas não é a causa mais frequente? Em média, temos diariamente uma queda normal de 50-100 fios .
O eflúvio telógeno agudo é a forma mais comum de queda de cabelo, mas você sabe o que isso significa? Cada folículo piloso (local onde cresce o fio de cabelo) tem seu tempo biológico de crescimento (fase anágena), repouso ou parada de crescimento (fase catágena) e queda (fase telógena). Isso significa que distúrbios do nosso metabolismo podem alterar este “relógio biológico” do cabelo, fazendo com que ele caia antes da hora, o que chamamos de eflúvio telógeno agudo!
As principais causas são estresse psicológico importante, períodos de febre prolongados, doença crônica grave (ex: AIDS, lúpus), após procedimentos cirúrgicos, desnutrição, medicamentos, após o parto, etc. Normalmente a queda mais expressiva ocorre três meses após o fator precipitante.
A boa notícia é que normalmente todo o cabelo volta a crescer nos próximos meses após o evento desencadeante. No entanto, vale lembrar que este diagnóstico é feito dentro do consultório médico com a tricoscopia (exame de imagem minucioso do couro cabeludo), visando principalmente excluir as alopecias cicatriciais, em que a perda de cabelo também pode ocorrer pelas mesmas causas do eflúvio telógeno, mas diferente dele, o crescimento do cabelo não ocorre novamente.
Você notou uma maior queda de cabelo? Agende agora mesmo uma consulta com a Dra Luiza Motta!
Dra. Luiza Motta - médica CRM/SC 31356.
Comments