Uma grande dúvida que surge entre as mulheres que amam cuidar da sua pele e tem uma rotina de skincare com vários produtos é: “quando eu engravidar, poderei manter a mesma rotina?”.
A maioria dos ativos de tratamento de pele, principalmente os que são utilizados para rejuvenescimento, oleosidade e acne não podem ser utilizados. No entanto, isso não quer dizer que precisamos tirar todos os produtos e que não é possível tratar a pele durante essa fase tão especial na vida das mulheres!
Iniciando com os protetores solares, os físicos/minerais são preferíveis aos químicos, mas isso não significa que são contraindicados.
Ativos que ajudam na oleosidade e acne, que podem ser utilizados são o Ácido Azelaico, Vitamina C, Enxofre a Niacinamida e o Ácido Glicólico na concentração de até 10%, entre muitos outros ativos. Em algumas situações e nos últimos trimestres, podemos utilizar também o Peróxido de Benzoíla.
Já os produtos, que em hipótese alguma NÃO devem ser utilizados na gestação são: Ácido Salicílico, Tretinoína e seus derivados, Ureia acima de 3%, Hidroquinona, entre outros.
Lembrando que mesmo sendo liberados durante a gestação, todos eles devem ser utilizados sob a orientação médica do especialista.
Se você tem dúvidas sobre este assunto, agende agora mesmo a sua consulta com a Dra. Luiza Motta e tenha a sua pele tratada da melhor e mais segura forma para você e seu bebê!
Dra. Luiza Motta - médica CRM/SC 31356.
Comments