Você sabia que o câncer mais comum no Brasil atualmente é o câncer de pele? Ele se desenvolve a partir das mutações das células da pele pela exposição sem proteção aos raios ultravioleta ao longo dos anos. No entanto, mesmo com toda a proteção solar, o fator genético também contribui de forma significativa para o surgimento deste tipo de câncer.
Você sabe quais os sinais de um câncer de pele? Abaixo as principais alterações que você deve estar atento:
Crescimento rápido de sinais
Mudança de coloração prévia ou lesão com mais de 3 cores
Sangramento espontâneo ou que sangram aos mínimos traumas
Coceira, pinicação ou dor
Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas
História familiar de câncer de pele
Durante a consulta médica, fazemos a revisão de toda a pele desde o couro cabeludo até a planta dos pés, analisando todas as lesões (sintomáticas ou não) através do dermatoscópio (exame de imagem que amplia a lesão entre 10 até 70x).
A maioria das lesões costumam ter um crescimento inicial lento, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico precoce. A boa notícia é que o câncer de pele é um dos mais fáceis de prevenir, mas quando o diagnóstico é precoce, sua taxa de cura é altíssima e o prejuízo estético para o paciente é mínimo.
Caso você tenha qualquer um desses sinais, agende agora uma consulta com a Dra. Luiza Motta para uma avaliação minuciosa de sua pele!
Dra. Luiza Motta CRM/SC 31356.
Comentários