top of page
Foto do escritorDra Luiza Motta

O QUE É QUELOIDE?


A maior preocupação dos pacientes quando o assunto é cirurgia certamente é sobre a evolução da cicatrização. Queloide é um termo muito popularizado para denominar as cicatrizes inestéticas, mas será que você realmente tem queloide ou uma cicatriz hipertrófica? 


A cicatriz hipertrófica é caracterizada pela cicatrização inestética de um corte, que pode ser por alteração de cor (normalmente mais escura) e de espessura (mais elevada que a pele normal). No entanto, a característica primordial para a diferenciação entre a cicatriz hipertrófica e o queloide, é que a primeira nunca ultrapassa os limites do corte! O tratamento consiste em medidas de cuidado com a cicatriz, cremes e o laser também pode ser um excelente tratamento adjuvante!


Já o queloide é uma hiperproliferação de tecido acima e ao redor da cicatriz, com evolução imprevisível, o que quer dizer que ao se formar, não respeita os limites da cicatriz. A alteração de cor (normalmente também mais escuro) também pode ocorrer. Por isso, quando detectamos precocemente uma formação de queloide, prontamente devemos tratar pois não é possível determinar com plena certeza o quanto este irá crescer. Os tratamentos podem ser preventivos, tomando medidas já logo ao operar ou após a formação da cicatriz, com infiltração na dosagem correta ou em alguns casos, cirurgia. 


Os locais de maior propensão à formação de queloide são o tórax, ombros, braços, pescoço e orelhas! 


Por isso, fique atento a sua cicatriz. Caso planeje fazer uma cirurgia e tenha predisposição à formação de queloides ou tenha alguma cicatriz que deseja tratar, agende agora mesmo a sua consulta com a Dra. Luiza Motta!


Dra. Luiza Motta - médica CRM/SC 31356.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page